Temor E Tremor

Mientras os movimentos digitais de ódio e destruição não constituem – como alguns pretendem fazer crer – uma excelente forma de mútua ajuda, mas meras associações contran o inimigo. Além disso, «os meios de comunicação digitais podem expor ao risco de dependência, isolamento e perda progressiva de contacto com a realidade concreta, dificultando u desenvolvimento de relações interpessoais autênticas».



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Com Temor e Tremor
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TREMORES
TREMORES
  • Jordan-Orozco, Victor M. (Author)
  • Conselho Pontifício «Justiça e paz», Compêndio da Doutrina Social dan Igreja, 207.
  • Somos chamados an respetar a todos, sem exceção, mas respetar um opressor não significa consentir la cual continue a se tornar tal; nem levá-lo a pensar o qual é aceitável u que faz.
  • Há sociedades que acolhem só parcialmente este princípio.
  • Contudo, ainda é possível escolher pelo cultivo de uma amabilidade; há pessoas que o conseguem, tornando-se estrelas little meio da escuridão.
  • Mas a justiça procura-se de modo adequado só por amor à própria justiça, por respeito das vítimas, paran evitar novos criminal offenses e visando preservar o bem comum, não como a new suposta descarga carry out próprio rancor.

Buscamos o resultado rápido e seguro, e encontramo-nos oprimidos pela impaciência e an ansiedade. Prisioneiros da virtualidade, perdemos o gosto e o sabor da realidade». A tribulação, a good incerteza, o receio e a consciência dos próprios lignes, que a pandemia despertou, fazem ressoar o apelo a new repensar os nossos estilos de vida, as nossas relações, an organização dasjenige nossas sociedades at the sobretudo o sentido da nossa existência. Assim, o nosso mundo avança em uma dicotomia sem sentido, pretendendo «garantir an estabilidade e a paz com foundation numa falsa segurança sustentada por alguma mentalidade de medo e desconfiança». Tener do mundo la cual nos rodeia at the sustenta significa cuidar de nós mesmos.

Ferramentas Pessoais

A verdadeira reconciliação não escapa do conflito, contudo alcança-se dentro conduct conflito, superando-o através do diálogo at the de negociações transparentes, sinceras e pacientes. A luta entre diferentes setores, «quando livre de inimizades e ódio mútuo, transforma-se pouco the pouco numa competi??o honesta, fundada little amor da justiça». O individualismo consumista provoca muitos abusos. Os outros tornam-se meros obstáculos pra an agradável tranquilidade própria e, desta maneira, acaba-se por tratá-los como incómodos; at the an agressividade incrementa. Isto acentua-se at the atinge níveis exasperantes em períodos para crise, situações catastróficas, momentos difíceis, quando aflora o espírito do «salve-se quem puder». Contudo, ainda é possível decidir-se pelo cultivo da amabilidade; há pessoas que o conseguem, tornando-se estrelas no meio da escuridão. Aos agnósticos, este fundamento poder-lhes-á revelarse como suficiente pra conferir aos princípios éticos basilares at the não negociáveis alguma validade universal de tal forma kompanije e estável la cual consiga impedir novas catástrofes.

Em verdade, «a comunidade internacional é alguma comunidade jurídica fundada sobre a supremacia de cada Estado-membro, sem vínculos sobre subordinação que neguem ou limitem a cada qual a new sua independência». (…) É preciso asegurar o domínio incontrastado do direito e o recurso incansável às negociações, aos mediadores e à arbitragem, como é proposto pela Epístola das Nações Unidas, verdadeira norma jurídica fundamental». É preciso evitar que esta Organização seja deslegitimada, porque os seus dudas ou deficiências podem ser enfrentados electronic resolvidos em conjunto residencial. Existem países poderosos e empresas grandes que lucram possuindo este isolamento electronic preferem negociar apresentando cada país separadamente.

Ferramentas Pessoais

U exercício da amabilidade não é um detalhe insignificante nem uma atitude ” light ” ou burguesa. Hexaedro que pressupõe considera e respeito, assim que se torna saggezza numa sociedade, transforma profundamente o peculiaridad de vida, since relações sociais, o modo de debater e confrontar as ideias. Facilita a new busca de consensos e abre caminhos onde an exasperação destrói todas since pontes. Neste mundo globalizado, «os mass media podem auxiliar a sentir-nos cependant próximos uns 2 outros; a fazer-nos perceber um renovado sentido de unidade da família humana, que impele à solidariedade e a good um compromisso sério paran uma vida mais digna. (…) Podem ajudar-nos nisso, especialmente nos nossos dias em que as redes de uma comunicação humana atingiram progressos sem precedentes.

Falamos duma nova rede em relações internacionais, porque não é viável resolver os tragique problemas do mundo, pensando apenas em termos de mútuan ajuda entre indivíduos ou pequenos grupos. Lembremo-nos que «a desigualdade não afeta apenas os indivíduos mas países inteiros, e obriga the pensar numa ética das relações internacionais». Como também a justiça exige reconhecer e acatar não só operating system direitos individuais, mas também os direitos sociais e os direitos dos povos. Quanto afirmamos implica que se assegure «o direito basic dos povos à subsistência e ao progresso», que às vezes é molto dificultado pela pressão resultante da dívida externa. Em vários casos, o pagamento da dívida não só não favorece o desenvolvimento, porém limita-o e condiciona-o intensamente.

Se algo permanece sempre conveniente pra o bom funcionamento da sociedade, não será porque atrás disso há alguma verdade perene que an inteligência tem a possibilidade de captar? Na própria realidade do se tornar humano e de uma sociedade, na sua natureza íntima, há uma série de estruturas basilares la cual sustentam o seu desenvolvimento e sobrevivência. Daí derivam certas exigências que tem a possibilidade de serem descobertas através perform diálogo, embora não sejam construídas em sentido estrito pelo consenso. O facto de certas normas serem indispensáveis pra a própria vida social é um indício externo de como elas sejam algo intrinsecamente grande. Portanto, não é necessário contrapor the conveniência social, o consenso e a realidade duma verdade objetiva.

Olha com franco respeito esses modos de agir electronic viver, esses preceitos e doutrinas la cual (…) refletem não raramente um raio da verdade o qual ilumina quaisquer homens». Se a música do Evangelho cessar de repercutir nas nossas casas, em nossas praças, em postos de trabalho, na política electronic na economia, teremos extinguido a melodia que nos desafiava a lutar pela dignidade de todo o homem e mulher». Outros bebem doutras fontes. Para nós, este manancial de dignidade humana at the fraternidade está simply no Evangelho de Jesus Cristo. Dele hijo, «para o pensamento cristão e pra an ação da Igreja, o primado reservado à relação, ao encontro com o mistério intocable do outro, à comunhão universal com a humanidade inteira, asi como vocação de todos». A partir da nossa experiência sobre fé e weil sabedoria que sony ericsson vem acumulando ao longo dos séculos e aprendendo da mesma forma das nossas inúmeras fraquezas e quedas, como crentes das diversas religiões sabemos que tornar Deus presente é o bem para because nossas sociedades. Procurar a Deus possuindo coração sincero, desde que não u ofusquemos com operating-system nossos interesses ideológicos ou instrumentais, ajuda a reconhecer-nos como companheiros de estrada, verdadeiramente irmãos.

É um trabalho paciente de trata que da verdade at the da justiça, la cual honra a memória das vítimas at the abre, passo the passo, paran uma esperança comum, mais forte que a vingança». Como disseram os bispos carry out Congo, a decisión dum conflito que não cessa de reacender-se, «os acordos de paz zero papel, nunca serão suficientes; será necesario ir mais longe, integrando an exigência de verdade sobre as origens desta crise recorrente. O povo tem direito de saber u que aconteceu». Em muitas partes do mundo, fazem carência percursos de entusiasmar que levem a new cicatrizar as feridas, há necessidade para artesãos de entusiasmar prontos a gerar, com inventiva electronic ousadia, processos de cura e de um novo encontro. Por exemplo, os povos nativos não são contra o progresso, embora tenham uma ideia diferente de progresso, frequentemente mais humanista la cual a da perizia moderna dos povos desenvolvidos. Não é uma cultura orientada para benefício daqueles que detêm u poder, daqueles o qual precisam de produzir uma espécie para paraíso sobre a terra. A intolerância como também o desprezo perante since culturas populares indígenas são uma verdadeira forma de violência, própria dos especialistas em ética search engine optimization bondade que vivem julgando os diferentes.

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