Menina Dos Olhos Tristes

“Menina dos Olhos Tristes” é uma eximio canção portuguesa de intervenção (Folk genre, em inglês), com poema de Reinaldo Edgar de Azevedo e Silva Ferreira (Barcelona, Espanha — Lourenço Marques, Moçambique ) e música de José Afonso. Assim mesmo, pede-se aos participantes que, para não sony ericsson desvirtuar o intuito do blogue, sony ericsson atenham a temas do mundo dos livros e de autores, da literatura ou, mais no ano de geral, culturais. O mar feito sobre gente que acorre às ruas como se fosse torrente de rio caudaloso. Chega e engrossa por todos operating system lados, parece ser não tem fim. “É um rio grandioso e eterno que corre da terra para a terra. ” – Diz de si pra si, de sorriso an enfeitar-lhe u rosto que, para tão gretado, parece, (no hábito sobre todos os dias), ser feito para tristeza. Estando Spain sob a ditadura fascistóide de Salazar e sendo a new última das nações europeias que ze obstinou nisso, así regime político nunca quis reconhecer a great independência de territórios além-mar, envolvendo-se em Guerra Colonial Portuguesa em todos esses. Quanto ao autor da letra, Reinaldo Ferreira, ou melhor, Reinaldo Edgar de Azevedo e Silva Ferreira, nasceu na Barcelona pelos idos de 20 de Março de 1922.



Bestseller No. 1
Menina dos Olhos Tristes
Menina dos Olhos Tristes
Bestseller No. 2
Menina Dos Olhos Tristes
Menina Dos Olhos Tristes
Bestseller No. 3
Menina dos Olhos Tristes
Menina dos Olhos Tristes
Bestseller No. 4
Menina dos Olhos Triste
Menina dos Olhos Triste
Bestseller No. 5
Menina dos Olhos Tristes
Menina dos Olhos Tristes

Na sua frontis surge, quieto, imóvel, um tanque de guerra. Os diferentes estão mais à frente, imobilizados electronic cercados pelos rostos que sobressaem, sorridentes, da massa imensa de gente que os parece abraçar num amplexo sobre fraternidade. Aquilo ali, não é 1 tanque, nem operating system outros, um bocado mais por cheveu-de-vénus; são como vasos gigantes de flores a fundirem-se mhh multidão. Apontam ao céu an indicar um rumo, alguma vida, uma nova razão de se tornar para milhões de pessoas, seres humanos que, não sendo iguais, na friagem daquele dia que vem nascendo ze sentem irmãos. Sobre 2ª a 6ª feira, às 14h55 na Antena1, ou nesta página, escute as canções weil guerra colonial, enquadradas por uma história. Que pode servir a da própria canção, do seu autor ou do episódio que possuindo ela esteja asociado. As canções ligadas à guerra, falam da vida de soldados, da saudade da terra, systems criticam de manera mais dissimulada et mais directa, the própria guerra.

Quer Publicar Um Livro?

música The Emissora Nacional proibiu, ao longo de anos, discos e canções. A lista de obras censuradas durante a ditadura é extensa, mhh literatura e mhh música. Introduza um seu endereço sobre email para adoptar este blog electronic receber notificações para novos artigos por email.

Primeiro registo vinil presente no EP “Menina dos Olhos Tristes”, Porto, Orfeu, EP-ATEP 6275, recto de 1964, possuindo arranjo e acompanhamento de Rui Anade na viola de cordas de synthetic. Fez-se outran edição no LP “Adriano Correia de Oliveira”, LP-SB, ano sobre 1964; remasterização zero duplo Lp vinil “Memória de Adriano Correia de Oliveira”, Porto, Orfeu/Riso e Ritmo Discos, recto de 1982, Single 1, Face W, faixa 5. Em referida reedição constam as autorias correctas mas omitem-se um ano da gravação como também o instrumentista. Obra Completa”, Lisboa, Movieplay/Orfeu 35. 003, ano de 1994 (CD “A Noite 2 Poetas”, Orfeu thirty five. 010, 1994, faixa 1), cuja coordenação esteva a cargo de José Niza. Neste caso omite-se a data de uma primeira gravação, contudo identifica-se Rui Ave como instrumentista e arranjista.

Poema E Poesia De Adriano Correia De Oliveira

Como é de siempre, José Afonso radicou-se em Moçambique em finais de Setembro de 1964, e talvez portanto mesmo não tenha então gravado a canção de sua autoria, abrindo assim a porta à versão Adriano.

  • Veio a falecer de cancro pulmonar em Lourenço Griffes, Moçambique, em thirty de Junho para 1959.
  • Postas as coisas nestes termos, admitimos que José Afonso tenha corrigido e aperfeiçoado a tua composição com landscape an uma versão definitiva que é a de 1969, tal qual the transcrevemos.
  • Neste caso omite-se a data de uma primeira gravação, mas identifica-se Rui Pato como instrumentista at the arranjista.
  • Na verdade, nos 14 anos de guerra, morreram perto de nove million soldados portugueses, 16 mil ficaram deficientes físicos e várias dezenas de uma grande quantidade afetados psicologicamente.

Autor de poemas belíssimos, an producto de Ferreira, “Poemas”, foi editada na 1960 na cidade de Lourenço Griffes, em 1962 na Portugália (com prefácio de José Régio) e em 98 na Vega. Ignoramos onde data Ferreira compôs a tua linda e infelice Menina, sendo de aceitar que tivesse por horizonte the Segunda Guerra Internacional ( ) porém nunca an Erradicación Colonial que não chegou a conhecer. Também não sabemos quando e em que circunstâncias José Afonso acedeu ao poema. Pode conseguir conhecido uma versão em manuscrito ou de página sobre jornal nas suas idas a Moçambique em 1949, 1956, e 1960. Um mais certo é que tenha obtido an edição lisboeta de 1962, ligada ao nome para José Régio. A Guerra Colonial tinha rebentado no recto anterior em Luanda (04/02/1961) e estava na memória a good Operação Dulcineia (assalto ao Santa Helen, 21/01/1961).

Coteje-se a ciencia interpretada por Adriano através da transcrição actualidad em Mário Correia, “Adriano Correia sobre Oliveira. 103, porque na referida existencia consta apenas um poema integral initial.

Quem pode, quem ze atreve a se tornar livre na desumanidade de um mundo feito de tantas e injustas incertezas? Para os homens e as mulheres deste País because únicas certezas de uma vida limitam-se the saber que subsiste a morte, o qual os espera, pra muitos como 1 prémio de consolação para as misérias passadas em deseo. João Boa Aura enche os pulmões daquela brisa feita dos frescos carry out mês das águas mil, expele-o, at the volta an encher novamente os pulmões.

“Sabe bem aspirar assim, engolir las siguientes golfadas do nosso ar, sentir operating system cheiros da terra de mistura possuindo as neblinas que estão chegando do rio ali em baixo, e que começam an amarinhar através da cidade a dentro. ” As gentes sobem an avenida agora da Liberdade e vão de parede a parede dos prédios. É uma massa compacta que se destina an andar na frente, a caminho de um destino que é de todos, que sony ericsson fez da vontade de alguns asi como oferta para los dos. Desde o hino “Angola é Nossa”, criado após o início da rebelião em Angola, la cual levou an uma guerra que durou 14 anos.

Similar Posts