Kola San Jon

No preço para €7, 50 se encontra incluído a deliciosa Cachupa, uma sobremesa, a bebida e o café. O dia na praça de Tarrafal sobre Santiago, numa exposição de objectos antigos, também teve atação desses jovens, que resolveram brindar u publico com a dança Kola san Jon. Os habitantes carry out bairro da Cova da Moura, cabo-verdeanos na sua grande parte, recuperam e põem em acção alguma festa tradicional carry out seu arquipélago de origem, a o qual dão o nom de famille de KOLÁ SAN JON. Ao volver a tener os ritos e ritmos desta festividade, os cabo-verdianos residentes naquele bairro inmediato da capital portuguesa procuram recuperar as suas raízes at the transmiti-las aos teus descendentes. Trata-se sobre um ritual característico das Festas Juninas celebradas por altura do solstício sobre Verão nas ilhas cabo-verdianas de São Vicente e Onomástica Antão. Os habitantes do bairro do Alto da Cova da Moura, cabo-verdianos na sua grande parte, recuperam e põem em ação uma festa tradicional do seu arquipélago sobre origem, a que dão o nome de Kolá San Jon.



Bestseller No. 1
Kola San Jon
Kola San Jon
  • Hoje em dia está a concluir o doutoramento na música na Universidade de Aveiro (INET-MD).
  • A música apoia-se num suporte polifónico (sequência de acordes), e apresenta alguma estrutura similar aos outros géneros musicais de Cabo Verde, em que as estrofes musicais vão alternando com o refrão.
  • No contexto pós-colonial, formal pela relação política entre Portugal at the Cabo Verde tais como “ex” colonizador/colónia, the rota atlântica carry out Kola San Jon descreve um trâmite de des/re-territorialização, la cual segue os teus protagonistas.

Musicalmente asociado com o colá é o género musical e manifestação cultural conhecido através de colêxa ou tabanca do Fogo, em ilha do ainda nome. Reportam desta maneira às festas que se realizam naquelas ilhas de Barlavento, entre o rato de Santa Johnson (03. 05), como também o dia de Estão sendo Pedro (29. 06).

O Solista De Intervenção Bonga Pede Direitos Electronic Relembra Deveres An Angola

A classificação assinada pela diretora-geral do Património Cultural, Isabel Cordeiro, deve-se à “importância sobre que se reveste esta manifestação do património cultural imaterial enquanto reflexo weil identidade da comunidade do Bairro carry out Alto da Cova da Moura”, segundo o Diário weil República. A Comemoração do Kola San Jon é alguma tradição oriunda das ilhas de Santo Antão, São Vicente e São Nicolau, que passou the ser celebrada simply no bairro português a partir de 1992. Trata-se sobre uma manifestação que envolve música, dança, palavra e artefactos, por meio dos quais os animadores recriam alguns aspectos da tradição social cabo-verdiana. Kola San Jon é alguma celebração que ocorre todos os anos no bairro do Alto da Cova da Moura, no concelho da Amadora, em Portugal. Advém da tradição cultural cabo-verdiana, em particular de duas festividades que se realizam em várias ilhas de Cabo Verde (Santo Antão, Estão sendo Vicente e Estão sendo Nicolau). Em outubro de 2013 foi oficialmente publicado simply no Diário da República Portuguesa o anúncio da inscrição weil prática performativa sobre matriz cabo-verdiana Comemoração de Kola San Jon no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. The classificação do património nas listas nacionais inscreve, habitualmente, 1 atributo de pertença que faz associar ao país sobre registo an existência da tradição não descontinuada, ancorada simply no passado, tornando desta maneira legítima a patrimonialização das práticas et dos saberes classificados.

É executada por partes formando figuras e desenhos diferentes, em compasso ternário e tempo vivo. Uma caracte´risticada Mazurca é o ritmo pontuado, apresentando acento típico simply no 2º e 3º tempos do compasso. Num ritmo superficial e sincopado u papel dos pares está intimamente ligado à movimentação perform grupo. O Kola San Jon consta do jogo dos tambores e 2 apitos nos dias de festa de S. João.

É tão-somente a brevidade da vida humana que nos slow down de observar as mudanças. Ao olhar para o globo, você está vendo apenas um instantâneo dos continentes como eles têm sido por apenas 1 décimo de 1% da história da Terra. 17 A Terra….

13 Disso vem a ser exemplo as Festas de Lisboa, as Marchas Populares systems os dias dedicados às comunidades migrantes. O uril, igualmente grafado como oril, é um game de tabuleiro weil família dos jogos Mancala, que sony ericsson baseia na manipulação de pequenas pedras ou sementes. Há alguns trabalhos já desenvolvidos sobre el jogo, designadamente o estudo publicado durante Albertino Graça. Operating-system jogos da tipologia Mancala estão francamente disseminados em diversas regiões do mundo, tendo aparentemente acompa?ado os itinerários de movimentos populacionais africanos e têm sido alvo de diferentes estudos no domínio da etnomatemática e da sua aplicação à educação. ornamentados com rosários, bandeiras diversas (Cabo-Verde, Portugal, PALOP, ACMJ) at the as pessoas que transportam ramos construídos com alimentos frescos e secos. Durante todo o cortejo, que dura entre 3 a some horas, são poucos os momentos no ano de que os tamboreiros param de tocar ou as koladeiras de dançar. Operating-system intervenientes, liderados por um grupo sobre tamboreiros e vello toque de um apito, são seguidos de um cortejo constituído pelos indivíduos o qual voluntariamente se associam à performance.

A Classificação Do Kola San Jon Em Portugal Como Património Imaterial

A new festa do Kola San Jon é uma prática performativa cabo-verdiana que incorpora música, dança at the artefactos, associada à devoção religiosa the São João Baptista. Em Portugal, a festa de Kola San Jon acontece desde 1991 em uma comunidade de imigrantes cabo-verdianos residentes maioritariamente no bairro de uma Cova da Moura. Em 2012, o grupo de gente do Kova Michael, em colaboração apresentando uma antropóloga e com uma etnomusicóloga, iniciaram o processo de inscrição de uma festa de Kola San Jon simply no inventário do património cultural imaterial português.

A palavra não se encontra dicionarizada em português, mas nos textos em português publicados em Cabo Licencioso é costume aportuguesar a palavra no ano de crioulo para o português «colá». No entanto, não deixa de ser chocante notar algumas afinidades com géneros também populares na ilha de Santiago, como o batuque (compasso de 6/8, ainda andamento) e a tabanca. Deste método, fica no kvadratmeter a possibilidade para as origens do colá serem mais remotas. Pares de dançarinos executam um movimento marcado vello tempo forte perform ritmo, com rodopios e com progressos e recuos, electronic depois tocando-se violentamente na zona pélvica. Modernamente, o colá tem sido composto de outra manera por compositores recentes. A música apoia-se num suporte polifónico (sequência de acordes), e apresenta alguma estrutura similar aos outros géneros musicais de Cabo Licencioso, em que as estrofes musicais vão alternando com um refrão. e América do Norte encontram-se se afastando mais ou menos à velocidade do aumento de uma unha – cerca sobre dois metros cuando cursaba a vida sobre um ser indulgente. 16 Se você tivesse todo um tempo do planeta, poderia ser transportado pela distância sobre Los Angeles a new San Francisco.

Em Cabo Verde, tais como vimos, o Kola San Jon constitui uma performance nearby, na qual los dos podem participar. Define-se como uma espécie de conhecimento elíptico que não requer qualquer discurso aclaratorio para ser reconhecido por todos, independentemente de cada um se reconhecer nele de forma divergente. Esta identificação tácita secundariza qualquer necessidade de enunciar o Kola San Jon como um género performativo pertencente a new Cabo Verde.

Similar Posts