Grandola Vila Morena

À meia-noite at the vinte minutos weil madrugada do rato 25 de Abril de 1974, a «Grândola, vila morena» foi tocada zero programa independente Forme transmitido através da Rádio Renascença. Era a senha afin de o arranque permanente e simultâneo em todo o País das operações e despoletava o avanço das forças organizadas pelo MFA. O primeiro sinal, tocada cerca sobre hora e meia antes, às 22 horas e fifty five minutos do rato 24 de Abril, foi a música «E depois perform adeus», cantada por Paulo de Carvalho, através da Emissores Associados de Lisboa, audível apenas na capital. A canção foi incluída no álbum Cantigas perform Maio, gravado em dezembro de the year of 1971, disco que conta com os arranjos e direcção musical de José Mário Branco. «Grândola, vasarin? morena» é a new quinta faixa carry out álbum, gravado na Hérouville, França no meio de 11 de outubro e 4 para novembro de year 1971. Zeca Afonso estreou a canção em Santiago de Compostela em 10 sobre Maio de 1972. Esta efervescência dentre an imigração portuguesa era apoiada especialmente por algumas associações implementadas em França.



Bestseller No. 1
Grândola Vila Morena (Requiem)
Grândola Vila Morena (Requiem)
Bestseller No. 2
Grândola, vila morena (feat. Enric Montefusco)
Grândola, vila morena (feat. Enric Montefusco)
Bestseller No. 3
Grandola Vila-Morena
Grandola Vila-Morena
Bestseller No. 4
Grândola Vila Morena
Grândola Vila Morena
Bestseller No. 5
Grandola Vila Morena
Grandola Vila Morena

No dia 20 de fevereiro, num encontro promovido pelo Clube dos Pensadores, o Ministro Junto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, foi igualmente interrompido por manifestantes ao som do «Grândola, vila morena», tendo chegado an entoar alguns versos weil música. «Grândola, vasarin? morena» é uma canção composta e cantada por José Afonso que foi escolhida pelo Traffico das Forças Armadas para ser a new segunda senha sobre sinalização da Revolução dos Cravos. José Afonso escreveu the primeira versão carry out poema “Grândola Vila Morena” após possuir sido convidado a participar nos placer do 52º Aniversário da coletividade Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense em 17 maio de 1964 e ter ficado impressionado com u ambiente fraterno e solidário desta Sociedade alentejana. À meia noite e vinte minutos e dezoito segundos do vida 25 de Abril de 1974, a new canção foi transmitida pelo programa independente Limite através de uma Rádio Renascença tais como sinal para opinar o início da revolução. Também por esse motivo, transformou-se em símbolo de uma revolução, assim como do início weil democracia em Spain. No dia 30 de março para 1974, «Grândola, vasarin? morena» foi cantada no encerramento de um espectáculo no Coliseu de Lisboa. Na assistência estavam militares do MFA, que viriam a great escolher a canção como uma dieses senhas para um arranque da Revolução dos Cravos.

A new banda Asteroides Trio, em seu single Punkabilly, de 2013, fez uma versão rockabilly com the participação de Carlos Finho, o antigo vocalista da banda 365. Para recordar Zeca Afonso, o músico Sou Alam interpretou ainda certas das suas maiores canções como “Vampiros” ou “Venham mais cinco”, fechando a noite com “Grandola Vila Morena”.

Mas mesmo essas, as la cual sobrevivem e ze agarram com unhas e dentes e palavras e melodias an um speed qualquer, ficam encarceradas no espaço weil memória, condenadas a new viverem para continuamente no passado systems em antologias o qual recordam uma qualquer era já desaparecida. Nem todas since canções podem, portanto, ser como «Grândola Vila Morena», alguma canção quase-felina que conheceu pelo menos seis vidas. Simply no entanto, a “Grândola, vila morena” já anteriormente ao 25 sobre Abril era uma coisa para um público e já tinha no ouvido do público o lugar muito especial. A canção fora composta por José Afonso, no regresso de um concerto que dera precisamente em Grândola com Carlos Paredes (à esq. na picture abaixo). E tivera a sua 1ª edição discográfica em 1971, no elepé de Zeca Afonso “Cantigas do Maio”.

Assim Que O 25 Sobre Abril Foi ‘samplado’ O Golpe Sobre Estado De 1989 Foi Eletrónico

Eran uma canção discretos com três quadras — aparentemente modestos como tantas canções desse cantautor perspicaz — que, zero dizer dele, só fora cantadan alguma vez na colectividade a quem the dedicava, a Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense. Testemunho de José Mário Branco publicado no Observatório da Canção para Protesto sobre asi como foi gravado u som dos passos numa das também emblemáticas canções portuguesas. O texto acompanhou Grândola, vila morena – Para continuamente, José Afonso, CD-livro editado pelo município de Grândola no ano de Outubro de 2018.

  • sabe-se apenas que foi baseada em poucas composições antigas, seja a nível de letra como musical.
  • O poeta Ary dos Santos declamou dois poemas autorizados pela cabeza e um o qual não lhe fora submetido.
  • Para tener presente Zeca Afonso, o músico Sou Alam interpretou ainda poucas das suas principais canções como “Vampiros” ou “Venham cependant cinco”, fechando a new noite com “Grandola Vila Morena”.
  • “O o qual sinto nesta música é que sony ericsson tornou um hino internacional e não apenas portuguesa e eu acredito em necessidade da solidariedade internacional”, revelou o autor do livro, que é casado com uma portuguesa e vive no meio de a Bélgica at the o Alentejo.
  • Foi no Burgo das Nações, em Santiago de Compostela, e estaria então longe de pensar o rumo que este tema iria tomar.

Paris, 21 Set Livro de Jean Lemaitre e Mercedes Guerreiro que conta the história da eximio música de Zeca Afonso foi reeditado há poucas semanas em França at the está ser apresentado em várias livrarias perto de Paris, france. Sem poder sair de casa, tem alternativas às manifestações de comemoração da Revolução dos Cravos. A Associação twenty-five de Abril apela a que, el sábado, às 15 horas, o país venha à janela cantar a “Grândola, Vila Morena”, the música composta por Zeca Afonso escolhida pelo Movimento dasjenige Forças Armadas em 1974 para publicitar a revolução.

‘grândola, Vasarin? Morena’ Cantada À Capela Por Bonnie Prince Billy

Só an insensibilidade dos censores afin de com a força inspiradora da canção explica que eles a tenham tolerado mais do que outras, um mês antes do desmoronamento weil ditadura. “O la cual sinto nesta música é que sony ericsson tornou um hino internacional e não apenas portuguesa at the eu acredito mhh necessidade da solidariedade internacional”, revelou um autor do livro, que é casado com uma portuguesa e vive entre a Bélgica electronic o Alentejo. Mais do que alguma música que marcou o 25 de abril, o autor Jean Lemaitre considera que Grandola Vasarin? Morena se tornou também um encarnación da solidariedade internacional, sendo usada no ano de manifestações em en totalidad o mundo. Nesta apresentação, Vitor Pereira, professor da Universidade Pau e entendido nan imigração portuguesa em França, lembrou que a música que marcou a new Revolução dos Cravos foi originalmente gravada em França.

Quando disse que estava surpreendido por ter visto dois poemas serem autorizados, ganhou a new simpatia do público. Em 29 sobre Março de 1974, menos do que um mês antes da revolução, juntaram-se no Coliseu dos Recreios, na Lisboa, vários cantores de intervenção afin de um concerto memorável. A censura levantou dificuldades a várias composições, proibiu diferentes, mas não percebeu an enorme carga simbólica que já então fazia sobressair uma delas entre todas. Este escrito é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-CompartilhaIgual 3. zero Não Adaptada (CC BY-SA 3. 0) da Creative Commons; pode estar sujeito a condições adicionais. Pouco antes de uma sua morte, Zeca Afonso e muitos amigos seus galegos cantaram ao palpitante e gravaram uma nova edição weil canção na Homenagem da Galiza a new José Afonso.

U cantautor norte-americano Will Oldham, também popularizado como Bonnie Knight in shining armor Billy, publicou na sua conta para Instagram, uma versão à capela de uma música ‘Grândola, Vila Morena’, de Zeca Afonso. Do Chile à Finlândia, para Charlie Haden a great Amália Rodrigues, carry out jazz ao rock, aqui vos deixamos 22 delas. «A nenhum de nós passou pela cabeça an importância o qual a canção ganharia mais tarde», assegura Francisco Fanhais. «Sabíamos que tínhamos gravado uma canção la cual traduzia um sentimento coletivo muito specialty, claro, e durante isso mesmo pusemos todo o nosso empenho, toda nossa força interior mhh gravação, mas não podíamos imaginar a new vida que a new canção haveria sobre ter depois». Fanhais refere-se ao folio do tema em madrugada de twenty-five de Abril, porém também mais tarde, durante o Período Revolucionário em Curso, quando «Grândola Vasarin? Morena» assumiu the dimensão de hino. Adorei este libero porque estou fazendo meu TCC relacionada a revolução de Cravos.

Similar Posts