Capsulas Delta Q Recarregaveis

2 : A lista indicativa dos EEE referidos na alínea e) do número anterior consta do derivado i ao suvenir decreto-lei e do qual faz parte integrante. São estabelecidas metas para the redução da eliminação de resíduos através de deposição em aterro, com enfoque em proibição, desde 2030, do envio para aterro de quaisquer resíduos suscetíveis de reciclagem ou valorização, na fixação sobre metas específicas pra a redução de uma quantidade de resíduos urbanos depositados na aterro e mhh imposição de obrigações de desvio para aterro de resíduos urbanos biodegradáveis. São introduzidas normas relativas à prevenção weil produção de resíduos, prevendo-se objetivos electronic metas de prevenção tanto ao status da produção de resíduos urbanos, tais como medidas com windows vista à promoção weil reutilização, inserindo-se ainda medidas com vista à minimização na produção de resíduos perigosos. No âmbito da prevenção, são ainda inseridas medidas de redução para resíduos alimentares na restauração e nas cadeias de produção e de abastecimento, incluindo as indústrias agroalimentares, as companhias de catering, operating system supermercados e operating-system hipermercados, e é preparado o caminho para a fixação de medidas de choque ao desperdício criar.



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2 – Os acordos referidos no número anterior devem contemplar operating system elementos referidos simply no n. º two do artigo informe, com as devidas adaptações. 5 – O acordo voluntário estabelece os fines an alcançar assim como os termos da sua implementação e resolução, nomeadamente no que se refere às regras aplicáveis à gestão dos resíduos abrangidos. 6 — Os requisitos para informação necessários para calcular a contribuição da compostagem doméstica e comunitária electronic das outras soluções locais de reciclagem para os objetivos de preparação pra reutilização e reciclagem segundo a metodica comunitária são estabelecidos pelan ANR.

3 — A recolha agregar referida no n. º 1 vem a ser sujeita an alguma tarifa própria, acordada entre o produtor dos resíduos systems o seu detentor e o sistema para gestão dos resíduos municipal ou multimunicipal, a qual cobre obrigatoriamente todos operating system custos associados. two – A atividade referida no número anterior carece de autorização da ANR, a new qual não tem a possibilidade de ter duração exceptional a três anos e pode ser revogada se no mercado surgir capacidade provada que satisfaça a procura, sendo precedida de pareceres obrigatórios da Autoridade da Concorrência electronic da Entidade Reguladora dos Serviços para Águas e Resíduos, as quais avaliam a harmonização de uma recolha complementar apresentando os objetivos para serviço público a new que an entidade gestora sencontra vinculada. 8 – Um âmbito da gestão dos resíduos urbanos não inclui operating system resíduos do procedimento produtivo, da agricultura, da silvicultura, dieses pescas, de fossas séticas ou redes de saneamento e tratamento, incluindo because lamas de depuração, os veículos em fim de felicidad, Resíduos de Construção e Demolição, bastante como os resíduos da indústria, resíduos do comércio at the outras atividades não previstos no in. º 3 et cujos resíduos não sejam provenientes das tipologias referidas zero n. º six.

2 : O distribuidor perform produto deve da mesma forma organizar a receção para evitar danificar os produtos entregues, bem como cumprir outras disposições relativas à armazenagem electronic transporte com um objetivo de promover a reutilização de produtos e seus componentes. 1 : O detentor sobre produtos deve articular a sua armazenagem e transporte de forma a que os produtos não sejam danificados desnecessariamente, at the que os produtos não danificados systems reparáveis e os seus componentes sejam mantidos separados, se necessário, com landscape a promover a new reutilização de itens e seus componentes.

10 – No âmbito do requerimento previsto no n. º 4, a good entidade gestora precisa demonstrar que realizou as necessárias consultas às partes interessadas com vista ao planeamento da atividade do sistema integrado, nomeadamente assegurando as condições de articulação previstas. 8 : Após a pronúncia dan APA, I actually. P., e da DGAE, os membros do Governo responsáveis pelas áreas de uma economia e carry out ambientemitem a decisão de atribuição weil autorização no prazo de 30 dias.

2 – La cual as informações introduzidas no formulário pra efeitos de licenciamento da atividade para tratamento de resíduos correspondem à verdade. 6 – Promoção da reutilização electronic ou reparação sobre certos produtos rejeitados ou dos teus componentes, nomeadamente por meio de da utilização sobre medidas educativas, económicas, logísticas ou diferentes, como a criação de redes at the centros de reparação/reutilização autorizados ou o apoio às redes e centros existentes, especialmente nas áreas densamente povoadas. 4 – Acordos possuindo an indústria, tais como o modo a painéis de produtos do tipo utilizado no âmbito das políticas integradas de produtos, systems com retalhistas em relação à a disponibilização sobre informações em matéria de prevenção sobre resíduos e para produtos com inferior impacte ambiental. three or more – Desenvolvimento para indicadores eficazes electronic relevantes das pressões ambientais associadas à geração de resíduos destinados a colaborar para a prevenção da geração de resíduos a todos operating-system níveis, desde comparações de produtos a new nível comunitário ainda!até mesmo medidas a status nacional, passando durante ações desenvolvidas por autoridades locais. thirteen – Campanhas de sensibilização, nomeadamente sobre a recolha seletiva, a prevenção de resíduos como também a redução de lixo, e integração desta tema no ensino e formação. 2 – Sistemas de «pagamento em função weil produção de resíduos» ou «pay-as-you-throw» o qual onerem os produtores de resíduos possuindo base na quantidade efetiva de resíduos produzidos e forneçam incentivos à separação dos resíduos recicláveis na origem electronic à redução de resíduos indiferenciados. Se não houver mais um código D propício, este pode mezclarse operações preliminares anteriores à eliminação, incluindo o pré-processamento, tais como a triagem, a trituração, the compactação, a peletização, a secagem, a new desintegração a áspero, o acondicionamento et a separação antes de qualquer das operações enumeradas de Deb 1 a D 12.

6 – A APA, I. L., como também a DGAE pronunciam-se sobre o modelo de determinação dos valores de prestações financeiras, no prazo máximo de 62 dias consecutivos, mediante parecer prévio dasjenige Regiões Autónomas at the da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos no que ze refere an entidades gestoras de fluxos específicos com interface com os resíduos urbanos. 10 : No caso específico do fluxo para pilhas portáteis, operating-system produtores e distribuidores não podem discriminar na fatura, ao longo da cadeia até ao consumidor final, o monto correspondente à prestação financeira fixada a favor da entidade gestora. 4 : As condições referidas no número anterior não devem onerar o produtor, u embalador ou o fornecedor de embalagens de serviço deal with ao valor la cual seria devido ze a prestação financeira fosse calculada nos termos do n. º 2.

  • f) Outras entidades que procedam à gestão de resíduos desde o qual subcontratadas pelas entidades referidas nas alíneas anteriores, devendo fazer acompanhar o envío de cópia do respetivo contrato.
  • one – Nos aterros para resíduos inertes só podem se tornar depositados resíduos inertes que satisfaçam operating system critérios de admissão estabelecidos no and. º 2 de uma parte B do anexo ii ao presente regime, sendo, contudo, interdita a deposição de solos provenientes de locais contaminados.
  • 3 – A BERKAITAN, I. P., recolhe e envia, ainda, à Comissão Europeia, por via eletrónica, conforme o estilo estabelecido pela mesma, os dados relativos ao cumprimento dasjenige metas definidas no n. º 1 do artigo eight. º do apéndice ii ao presente decreto-lei, nos termos do definido mhh Decisão de Execução 2019/1885, da Comissão, de 6 de novembro de 2019, no prazo sobre 18 meses the contar do last do ano sobre referência em relação ao qual foram recolhidos, acompanhados sobre um relatório sobre controlo da qualidade.

2 – Promoção da investigação at the desenvolvimento de tecnologias que permitam a great obtenção de itens mais limpos electronic menos produtores para resíduos e difusão e utilização de resultados dessa investigação e desenvolvimento. ten – Uma avaliação dos sistemas sobre recolha de resíduos existentes, incluindo o âmbito material at the territorial, abrangidos pela recolha seletiva electronic medidas destinadas a new melhorar o seu funcionamento, de eventuais derrogações e weil necessidade de novos sistemas de recolha. 15 – Promoção de um diálogo at the cooperação permanentes dentre todas as lugares interessadas na gestão de resíduos at the incentivo an acordos voluntários e apresentação de relatórios sobre resíduos ao nível das empresas. 16 – Sistemas sobre coordenação, nomeadamente através de meios digitais, entre todas since autoridades públicas competentes envolvidas na gestão de resíduos. nine – Medidas fiscais ou outros meios para promover a great aceitação de itens e materiais o qual são preparados pra a reutilização ou reciclados. Se não houver outro código R adequado, el pode incluir operações preliminares anteriores à valorização, incluindo u pré-processamento, tais asi como o desmantelamento, the triagem, a trituração, a compactação, a peletização, a secagem, a fragmentação, o acondicionamento, a reembalagem, a separação electronic a mistura anteriormente a qualquer das operações enumeradas de Ur 1 an Ur 11. Podem servir criados novos códigos de operações sobre tratamento por valorização por Deliberação do conselho diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente, I. G.

nine – Para efeitos do disposto simply no número anterior, os comerciantes de pilhas e acumuladores portáteis são obrigados a dispor nas suas instalações de recipientes específicos para recolha seletiva de resíduos de pilhas at the acumuladores portáteis na local bem identificado e acessível. one – A recolha e o transporte de resíduos recolhidos seletivamente devem ser efetuados de forma a new proporcionar as bons condições para preparação para reutilização, the reciclagem e um confinamento de substâncias perigosas. 1. some – A entidade licenciadora pode executar ou mandar realizar toda e qualquer medida corretiva, operações de manutenção, controlo ou análise suplementar que considerar convenientes, sendo os custos suportados pelo operador do aterro. one. 3 – Because operações de manutenção e controlo realizadas durante a secuencia de gestão perform aterro, após o encerramento, são custeadas pelo operador carry out aterro ou efetuadas sob sua responsabilidade. 10. 8 – Caso o manipulador não leve the cabo as medidas anteriormente referidas, a great entidade licenciadora, na articulação com a good APA, I. L., realiza ou manda realizar os estudos, os ensaios, because medidas corretivas, os controlos como também a reposição das condições ambientais anteriores ao altercado, sendo os respetivos custos imputados ao operador do aterro. 5. 5 – Se for constatada qualquer fuga em bacia dos lixiviados, esta deve servir imediatamente esvaziada e reparada, sendo carry out facto informada às entidades competentes nos termos do formal no artigo twenty six. º O incidente deve constar do registo da instalação.

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