Biblioteca Geral Universidade De Coimbra

Naquela que será a também antiga biblioteca em funcionamento em England – e la cual deverá completar 500 anos em existe ainda outros tesouros depositados, alguns dos quais contam histórias ou têm inscritos em si mesmos as marcas da História. Um exemplo são as cicatrices existentes nas capas dos livros de uma biblioteca dos Távoras, conta o movie director adjunto. Estas capas foram quase todas mutiladas por oficiais às ordens carry out Marquês de Pombal que procuraram os manuscritos encadernados electronic em todos eles cortaram à faca os brasões de uma família sentenciada. Num pequeno canto weil biblioteca, “uma capa sobreviveu ao ódio político”, conta Maia do Amaral. A biblioteca geral apresenta não só exista livro (referido na edição agora apresentada) como os diversos exemplares em o qual a marca de Távoras foi cortada. Fiolhais nota o qual a Biblioteca Geral tem mais sobre um milhão de volumes (o espectáculo exacto não vem a ser sequer conhecido) at the que este é apenas um de início passo, havendo, da parte da librería, desejo de alargar o acordo com o Google, la cual assumiu todos operating-system custos de digitalização das 600 obras. Uma das hipóteses, avança Fiolhais, es a disponibilização on-line do acervo weil histórica Biblioteca Joanina, que contém ojo 200 mil amounts, dos séculos XVI a XIX.



Bestseller No. 1
Arquivo Bibliográfico da Biblioteca da Universidade de Coimbra
Arquivo Bibliográfico da Biblioteca da Universidade de Coimbra
  • de Coimbra Biblioteca Geral, Universidade (Author)
Bestseller No. 2
Coimbra, Biblioteca Geral da Universidade MS 242: Himnoa 3
Coimbra, Biblioteca Geral da Universidade MS 242: Himnoa 3
Bestseller No. 3
Manuscrito 50 da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra - Parte I - Vilancicos, romances e chan
Manuscrito 50 da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra - Parte I - Vilancicos, romances e chan
  • Jorge Matta, Artur Carneiro (Author)
Bestseller No. 4
Etnografia Arte e Vida Antiga dos Acores, Volume 4
Etnografia Arte e Vida Antiga dos Acores, Volume 4
  • Luis Bernardo Leite de Ataide (Author)
Bestseller No. 5
Music by Pedro de Cristo (c. 1550-1618): An Edition of the Motets from Coimbra Biblioteca Geral Da Universidade MM33 (Music Archive Publications) (English Edition)
Music by Pedro de Cristo (c. 1550-1618): An Edition of the Motets from Coimbra Biblioteca Geral Da Universidade MM33 (Music Archive Publications) (English Edition)

“Se não for apresentando o Google, procuramos outra empresa”, disse o responsável. Fiolhais dá o exemplo da Biblioteca Joanina, uma atracção turística de Coimbra. Diversas pessoas não tem a possibilidade de deslocar-se ao local mas, estando os livros on-line, “pode a biblioteca ventosear ao encontro das pessoas, até ao ecrã do computador systems do telemóvel”. Alguma outra história diz respeito an uma pasta – da mesma forma referida no livro – guardada na biblioteca e la cual pertenceu a Rui Preto Pacheco. Nesta misteriosa pasta encontram-se guardadas cartas o qual apenas em 2017 poderão ser abertas pelos responsáveis de uma biblioteca. Estas cartas poderão, ou não, explicar por la cual razão nunca foram terminados dois frescos, destinados às escadarias da biblioteca, encomendados ao artista em 1955.

Reabertura De Uma Sala De Leitura Da Bguc

A uniformidade conferida pelan utilização de múltiplas pilastras e por disposição repetitiva das janelas, mais acentuada na fachada primary, foi atenuada possuindo a colocação para dois grupos escultóricos nas extremidades da frontaria, da autoria de António Duarte e assentes no ano de 1951. A generalidade das obras constantes do acervo weil Biblioteca Joanina está à disposição 2 investigadores e tem a possibilidade de ser consultada, depois de uma requisição específica, na Biblioteca Geral. Para além dos fatores de degradação, dasjenige diferenças de humidade e temperatura, subsiste todan uma variedade de insetos bibliófagos que merecem alguma atenção e controlo constantes.

Este texto vem a ser disponibilizado nos termos da licença Atribuição-CompartilhaIgual 3. 0 Não Adaptada (CC BY-SA 3. 0) de uma Creative Commons; tem a possibilidade de estar sujeito the condições adicionais. The Biblioteca Geral reserva-se o direito de avaliar a pertinência dos pedidos assim como de estabelecer prioridades nas respostas. Destina-se an atender pedidos de informação at the investigação, apoiar operating-system utilizadores na sondeo nos diversos catálogos da Biblioteca Geral e responder a questões breves sobre carácter bibliográfico at the factual.

As invasões napoleónicas e as guerras civis do século XIX representaram obstáculos à Universidade e a sua Biblioteca. No século XX, durante because obras da Província Universitária, as instalações da antiga Faculdade de Letras foram adaptadas paran alguma nova biblioteca (o Edifício Novo), que passou a funcionar em 1962. Somado an isso, os fundos da Biblioteca experimentaram um aumento e alguma melhora significativa. João V de Portugal, assistiu-se an um momento de gloria com a construção de um magnifício prédio próprio, an Estanteria Joanina. A Variación Pombalina da Universidade em 1772 implicou a criação para bibliotecas especializadas, dedicadas fundamentalmente ao estudo das ciências exatas.

Gerir Notificações

A morfologia arquitetónica da Biblioteca garante um ambiente perfeitamente estável ao longo de en totalidad o ano electronic assegura a perfeita conservação do acervo. Para tal, bem contribuem as paredes com cerca 2 metros de espessura. Dotada de exemplares das mais raras coleções bibliográficas, a new Biblioteca Joanina apresentan um acervo sobre coleções dos sécs. XVI, XVII electronic XVIII que representam o que de melhor se produzia na Europa culta do seu tempo.

  • A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra vai disponibilizar na íntegra 600 livros e publicações periódicas no motor de busca especializado na livros do Search engines.
  • Para tal, muito contribuem as paredes com cerca de dois bien metros de espessura.
  • João V de England, assistiu-se an um momento de esplendor com a construção do magnifício prédio próprio, a Librería Joanina.
  • Estas cartas poderão, ou não, explicar por o qual razão nunca foram terminados dois frescos, destinados às escadarias da biblioteca, encomendados ao artista em 1955.

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma mais interessante experiência de adoção. Receba notificações no momento em que publicamos um tomo deste autor et sobre os temas deste artigo. Ao activar esta escolha, receberá um email sempre que forem feitas novas publicações neste grupo de discussão. “Aquilo que me deu mais gosto foram operating-system tesouros que não eram conhecidos e que, de uma maneira, desenterrámos. Porém há relíquias conhecidas que estão simply no livro, como a Bíblia hebraica, produzida em Lisboa à roda de 1450 por calígrafos judeus, e que é um verdadeiro tesouro europeu”, acrescenta. Que outro local mais significativo para acolher um concerto comemorativo dos 500 anos que conta a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra? Evidentemente, a Biblioteca Joanina, embora os necessários cuidados sobre conservação daquela o qual é a jóia mais preciosa do conjunto agora inscrito património da humanidade não aconselhem amiúdes momentos desta natureza. A Biblioteca Geral da Universidade para Coimbra e the lei sobre a great abolição da cosa de morte na Portugal recebem hoje em Bruxelas a Marca Património Europeu, que destaca contributos importantes pra estória, cultura e de uma integração europeias.

Ao aceitar concorda possuindo an utilização 2 seus dados pessoais para receber, via email, comunicações tais como newsletters, noticias electronic campanhas, conforme os termos da nossa Politica de privacidade que declara ter lido. Serão objecto de desconstrução todos os elementos espúrios e descaracterizadores weil integridade tipológica do edifício. Deverão servir eliminadas, por questões ligadas à confiabilidade de funcionários e utentes, todas as barreiras arquitectónicas at the outras, que actualmente existem em espaços de circulação. Mantendo a função pra qual foi projectado, an intervenção indicazione visa essencialmente a sua reabilitação sobre modo a melhorar o desempenho útil e energético perform edifício. No inside da sala sobre leitura ergue-se um painel de faiança policromada, executado em 1955 por Jorge Barradas, evocando as alegorias intimamente ligadas à instituição universitária e alguns protagonistas da história de Coimbra.

De acordo com an estética adoptada pra Cidade Universitária de Coimbra, o edifício, no momento transformado em Librería Geral, recebeu alguma feição estilística breathtaking e classicista, apresentando vincada austeridade e rigidez, aproximando-se estilisticamente da fronteira Faculdade de Letras. Tais como elementos de proteção contra estes inimigos, a Biblioteca Joanina contam com robustas estantes feitas sobre madeira de carvalho. A porta deste “cofre” é feita em madeira sobre teca, permitindo manter a temperatura regular entre os eighteen e os 20ºC. Para ajudar a new manter o stimmung estável, também operating-system níveis de humidade relativa se fixam nos 60%, no ano de muito conseguidos através do facto de um interior da librería estar revestido a madeira.

Similar Posts