Apologia De Sócrates

Puede ser grave e então deveras com justiça me haveriam trazido ao tribunal vello crime de não crer nos deuses, pois teria desobedecido ao oráculo através de temor da morte e supondo ser sábio sem la cual o fosse. À parte a questão da honra, senhores, não me parecen justo pedir e obter dos juízes an absolvição, em vez de informá-los e convencê-los. Um juiz não regreso assento para rendirse o favor da justiça, mas pra julgar; ele não jurou favorecer a new quem bem lhe pareça, mas julgar segundo as leis. Nós não vos ne vos devemos habituar ao perjúrio, nem vós deveis contrair tal vício; seria impiedade nossa e vossa. Portanto, Atenienses, não pretendais que european union pratique diante para vós o la cual não considero bonito, nem justo, nem pio, sobretudo, por Zeus, quando aí está Meleto acusando-me de impiedade! Certamente, se, com a new força de persuasão de minhas súplicas, vos levasse ao perjúrio, eu vos estaria ensinando a new não crer na existência dos deuses e, com igual defesa, simplesmente me personally estaria acusando de não crer em deuses. Muito ao contrário, Atenienses, eu acredito como nenhum de meus acusadores e espero para vós e da divindade que vossa sentença a meu respeito seja a melhor para mim e para vós.



VendasBestseller No. 1
Apología de Sócrates (TEXTOS CLÁSICOS)
Apología de Sócrates (TEXTOS CLÁSICOS)
  • Platón (Author)
VendasBestseller No. 2
Apología de Sócrates / Critón / Carta VII (Clásica)
Apología de Sócrates / Critón / Carta VII (Clásica)
  • Platón (Author)
Bestseller No. 3
Apología de Sócrates - (Spanish Version): Platón
Apología de Sócrates - (Spanish Version): Platón
  • Platón (Author)
Bestseller No. 4
Apología de Sócrates
Apología de Sócrates
  • Platón (Author)
Bestseller No. 5
Apología de Sócrates: Traducida y Comentada
Apología de Sócrates: Traducida y Comentada
  • Platón (Author)

Se, quem passa por distinguir-se no meio de vós pela sabedoria, pela coragem systems qualquer outro mérito, é uma pessoa daquelas atitudes, la cual vergonha! Nós que passamos, não importa como, por ter algum valor, não devemos, Atenienses, adoptar aquele procedimento, nem deveis vós doblegarse nele, caso o adoptemos, e sim mostrar-vos mais decididos a condenar quem, encenando desses series lamurientos, lança u ridículo sobre a new cidade, do o qual um de comportamento decente. Pensais, tal vez, que eu teria vivido tantos anos, se houvesse tomado parte na política e, obrando como homem de bem, me houvesse notorio pela justiça, dejando an essa atitude a máxima importância que lhe vem a ser devida? Doutra feita, após an instauração da oligarquia, fui chamado com diferentes quatro à Rotunda pelos Trinta e estes nos ordenaram que fôssemos a Salamina buscar a new Leão Salamínio pra morrer; a várias outras pessoas eles davam ordens semelhantes, no intuito de comprometer o maior número possível. Nessa ocasião, de novo, por actos, não por palavras, demonstrei que à décédée – desculpar a new rudeza da expressão – não ligo mais importância que um figo podre, mas a não cometer nenhuma injustiça ou impiedade, a good isso sim dou o máximo valor. A mim, esse governo, poderoso como era, não conseguiu forçar-me an alguma injustiça; ao deixarmos a Rotunda, os quatro seguiram pra Salamina e trouxeram Leão, mas european union voltei para odaie.

E o que é mais tonteria é que não se pode saber nem dizer os seus nomes, exceto, talvez, algum literato. Por isso, quantos, por inveja et calúnia, vos persuadiam, e os que, convencidos, procuravam persuadir operating system outros, são todos, por assim dizer, inabordáveis; porque não é possível fazê-los comparecer aqui, nem refutar nenhum deles, mas devo eu mesmo me defender, quase combatendo com sombras e acabar, sem que ninguém responda.

Celebrazione De Sòcrates

O filósofo passou a viver em função weil busca da sabedoria, chegando à conclusão que ninguém the detinha, ideia resumida na sua célebre frase “Só sei que nada sei”. Sim, dir-me-ão sábio, embora não o seja, os que vos quiserem malsinar. Se aguardásseis algum tempo, a natureza mesma faria the vossa vontade.

Estou certo sobre que, aonde pretende que vá, operating-system moços me virão ouvir, como aca; se os repelir, eles mesmos darão ouvidos aos também velhos para me expulsar; se não os repelir, hão de expulsar-me durante causa deles teus pais e parentes. Não obstante, não trouxe nenhum deles para aqui possuindo o fito para vos pedir absolvição.

  • Esta me parece a new sua maior imprudência, se, todavia, não denominam “hábil simply no falar” aquele que diz a verdade.
  • The ignorância mais condenável não é esta de supor saber o que não sabe?
  • Sei, todavia, que é hendak e vergonhoso praticar o mal, desacatar an um melhor do que eu, seja deus, venha a ser homem; por isso, na alternativa com males que conheço como tais, tout jamais fugirei de receio do que não sei se irá ser um bem.
  • Refutando operating-system seus argumentos electronic conhecimentos superficiais, Sócrates foi despertando the fúria de muitos cidadãos.

Apesar de uma sua brilhante defesa, Sócrates é culpado à morte. Na véspera da sua execução, o filósofo é visitado mhh cadeia por Críton, discípulo devotado, que lhe vem apresentar um plano tranquilo de evasão.

Meleto

• Neste ponto, Sócrates tem an oportunidade de propor alguma pena alternativa  argumenta que a partir de que a pena deve ser alguma coisa que ele merece, e desde la cual ele passou tua vida livremente oferecer seus serviços pra a cidade, ele merece refeições gratuitas para o despojos de sua deseo. • Cumpre, Atenienses, me defenda, na primeiro lugar, das primeiras mentiras enemistad mim e 2 primeiros acusadores; em seguida, das recentes electronic dos recentes. • Com efeito, diversos acusadores tenho junto de vós, há muitos anos, o qual nada dizem para verdadeiro. A estes tenho mais receio que aos da roda de Ânito, posto que estes também são temíveis. Sócrates não tinha medo da décédée porque sabia o qual o verdadeiro julgamento estaria por vir, seria julgado através de juízes corretos após a morte. Sócrates achava indigno de um homem livre tentar se defender através de palavras bonitas, pois em sua concepção at the convicções todos la cual o julgaram at the o condenaram à morte um rato serão julgados por verdade e condenados pela injustiça e falta de caráter. Para Sócrates o maior bem de um homem é falar e questionar because coisas, não existindo nada, nem ainda a morte, que o faça mudar sua conduta at the seu modo de pensar.

Acusado através de corromper a juventude e desrespeitar as leis atenienses, Sócrates foi levado a julgamento porque assumiu a responsabilidade vello que fez defendendo a sua liberdade de pensamento e o direito de morrer dignamente. As palavras que fecham o discurso deixam alguma reflexão provocadora em relação à a vida, a new morte e o que podemos deducir delas.

 outros concluíram a new partir disso o qual discurso de Sócrates irritou o júri. A condenação at the penas alternativas• Sócrates é condenado culpado por uma margem de cerca para 30 votos.

Similar Posts